Checking de Mídia: Como e Porquê

O checking (em português, checagem) é uma atividade importante no meio publicitário. É através dele que as agências de publicidade comprovam, para o cliente, que seu anúncio foi veiculado e, principalmente, de maneira correta.

Segundo José Carlos Veronezzi, no livro Mídia de A a Z, esse checking pode ser feito de duas maneiras:

  • A partir dos documentos e comprovantes enviados pelos próprios veículos: mapas de exibições das emissoras de TV; tábuas de irradiação de emissoras de rádio; exemplares de revistas e páginas de jornal, em que foram publicados os anúncios; notas fiscais e faturas; fotos; etc.
  • A partir de relatórios ou sistemas on-line, comprados de empresas que fazem trabalhos de checagem.

Muitas agências de publicidade, hoje, têm um departamento paralelo ao departamento de mídia, responsável por fazer essa checagem de veiculação. Outras, porém, contratam empresas especializadas nesse tipo de serviço, em que as despesas são custeadas pela agência. Isso contece, para que os anunciantes tenham um retorno comprovando que os espaços comprados nos veículos foram realmente utilizados, a fim de evitar qualquer desconfiança, tanto na relação anunciante/agência quanto na relação agência/veículo.

O sistema de checking também deve observar os horários em que os anúncios vão ao ar, tanto na TV quanto no rádio, pois, os espaços “vendidos” pelo veículo seguem uma tabela de preços que variam de acordo com o dia e o horário.

Algumas vezes, as próprias emissoras precisam fazer reajustes em seus horários devido à algum atraso em sua programação, como algum pronunciamento do governo ou algo semelhante, e assim, os anúncios são reposicionados. Isso pode causar queda de audiência, fazendo com que o anúncio não atinja o público-alvo determinado.

Todos esses fatores devem ser informados ao cliente, para que ele tenha ciência do que realmente aconteceu, possibilitando uma renegociação com o veículo, se necessário.

O vídeo abaixo mostra depoimentos, de profissionais do IBOPE e de agências de publicidade, sobre um paralelo entre o serviço de checking realizado antigamente e o realizado na atualidade.

Rafael Pedro